A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que ajuda a prevenir ou resolver problemas que interferem com a capacidade das pessoas para realizarem as atividades do dia-a-dia.
O terapeuta ocupacional promove a capacidade de indivíduos escolherem, organizarem e desempenharem, de forma satisfatória, ocupações que estes considerem significativas.
Pretende desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio, permitindo recuperar a independência, reduzir a privação ocupacional e aumentar a qualidade de vida.
A avaliação terapêutica e intervenção da terapia ocupacional no domicílio permite ao terapeuta testemunhar, através de observação direta, as dificuldades sentidas no desempenho das atividades. Entrar e sair da cama, rotinas de higiene e vestuário ou alimentação são apenas alguns exemplos.
INTERVENÇÃO ESPECÍFICA
Treino de Atividades da Vida Diária (Manutenção das capacidades remanescentes e recuperação/estimulação de capacidades latentes)
Estimulação cognitiva (Atenção, linguagem, raciocínio, concentração, memória, planeamento, organização, orientação no espaço e no tempo)
Treino motor (Coordenação motora fina e global, equilíbrio, dominância lateral, amplitude do movimento, postura, força muscular e resistência ao esforço)
Estimulação sensorial (Tacto, olfacto, paladar, visão, audição)
Estimulação das reminiscências (Valores e crenças pessoais, profissionais e familiares)